Como Montar um Álbum de Scrapbook?

Se você deseja montar um álbum de scrapbooking, e para além disso, deseja deixar escrito para não esquecer, a história de seus pais, sua família, os fatos importantes de sua vida, o nascimento e primeiros anos de seu bebê, viagens, e outros momentos, é importante que escolha criteriosamente os papéis e todo demais material que vai usar.

Como já dissemos antes, usar um papel com PH Neutro é primordial tanto para as fotos como para a documentação e arquivamento. O pH tem uma numeração que varia de 0 a 14. As soluções ácidas tem o pH menor que 7, as alcalinas te o pH maior que 7. 
O que nos importa é saber que necessitamos utilizar em nosso álbum contador de histórias e arquivo vivo de nossas histórias, papel com pH neutro para prolongar a durabilidade do álbum.

Alcalinidade - Quando um material possui PH acima de 7, ele é considerado alcalino ou base. Um produto alcalino pode ser usado para neutralizar a acidez presente em outros materiais. Apesar da alcalinidade em exagero também ser prejudicial às nossas fotos, entre utilizar um material que seja alcalino ou ácido, prefira utilizar o alcalino.

Um papel caracterizado como "bufferd" é aquele que possui certo grau de alcalinidade que serve para protegê-lo contra a acidez. Geralmente, essa alcalinidade é acionada durante a fabricação do papel. Esse processo de "buffered" pode também ser aplicado em outros materiais. como adesivos, por exemplo.

Os papéis, em geral, são fabricados com a polpa de fibras vegetais, procedentes de várias espécies como o eucalipito, algodão e outros. Os mais comuns são feitos de fibras de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho. Papéis feitos de fibra de algodão são altamente duráveis e permanentes. Papéis fabricados com fibra de madeira precisam ser tratados quimicamente para evitar o envelhecimento e deterioração.

Acidez - A acidez está presente em muitos elementos que usamos e pode aparecer em muitos produtos. Um material ácido reage com as fotos, papéis, metais e outros, causando corrosão descoloração, enfraquecimento e outros problemas.
O fato de um material ser livre de acidez (acid free, em inglês) não implica que ele seja seguro para scrapbooking. Contudo, para a preservação de nossas fotos é muito importante que o material usado seja livre de ácido e com qualidade para arquivamento.

*Os papéis vegetais são livres de ácido. Já os papéis artesanais tem que passar por controle de medida de pH por 3 meses.

Lígnea - Um papel que seja livre de acidez hoje, não significa que assim será para sempre. Lignea é um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeira que servem para dar rigidez e força a esses. A lígnea presente em papéis e outros produtos irão, com o passar do tempo, tornar esses materiais ácidos, desbotando e enfraquecendo-os. Para um papel ser considerado livre de lígnea (lignin free, em inglês) deve ter no máximo 1% de lígnea em sua composição.

Em nossa loja você encontra diversos fabricantes de papel decorados e em cores acid free de vários fabricantes nacionais e importados.

Monte seu álbum de fotos e divirta-se! O resultado é encantador.

Exemplo de projeto de página para álbum de scrapbooking.

 

0,
Exemplo de projeto de página para álbum de scrapbooking
 

 Mais matérias relacionadas sobre o assunto leia em nosso BLOG: http://monpapiercrafts.blogspot.com.br/